terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Calendário da incoerência



Já faz alguns anos que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) encerrou a Copa Paraná.

O torneio era disputado pelas equipes do interior que estivessem na Primeira Divisão estadual.

Em algumas edições, clubes da capital mandavam equipes sub-23, elevando o nível do torneio.

Era uma boa forma de manter equipes menores com calendário o ano todo, pois disputavam a Primeira Divisão no primeiro semestre e a Copa Paraná no segundo. Ainda participavam os dois classificados da Segunda Divisão e que disputariam a elite no ano seguinte.

Mas sem muita explicação, a FPF acabou com o torneio que dava ao campeão uma vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.

Com isso, os clubes do interior dependem apenas dos campeonatos estaduais ou torneios de categorias de base para se manterem ativos. Se o time não tem boa colocação nessas competições, fica parado mais da metade do ano.

Com a divulgação no final do ano passado do calendário de competições em 2014, a FPF assina novamente o atestado de incompetência. A Segunda Divisão começará somente em julho, depois da Copa do Mundo, como se tivesse alguma necessidade de parar o torneio durante o Mundial. Como se algum jogador da Segunda Divisão fosse convocado para as seleções.

O objetivo é não disputar a atenção do público, que deve preferir assistir aos importantes jogos da Copa na TV.

Mas com o tanto que a FPF arrecada da CBF e também dos clubes, poderia muito bem promover o retorno da Copa Paraná, movimentar o futebol no estado e manter as equipes em atividade.

Isso é querer muito da FPF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário