terça-feira, 26 de março de 2013

Regulamento do Acesso definido



Na semana passada a Federação Paranaense de Futebol definiu em arbitral o regulamento e tabela da primeira rodada da Divisão de Acesso 2013.

Assim como em anos anteriores, o Foz Futebol Clube vai estrear em casa, no Estádio do ABC, contra o Prudentópolis (ex-Serrano), no dia 26 de maio.

Ainda disputam a Segunda Divisão estadual as equipes do Cincão (Londrina), PSTC (Londrina), Junior Team (Londrina), Grêmio Maringá, Metropolitano (Maringá), Roma de Apucarana, Colorado e Francisco Beltrão.

Felizmente os dirigentes mudaram o terrível regulamento anterior.

Agora, as dez equipes jogam entre si em turno único, com os dois últimos sendo rebaixados para a Terceira Divisão Paranaense e os seis primeiros se classificando para a segunda fase. Na segunda fase, as equipes voltam a jogar entre si, desta vez em turno e returno. Os dois primeiros colocados estarão classificados para a Primeira Divisão de 2014, decidindo o título do Acesso em jogos de ida e volta. 

Sobre o regulamento criado em 2011, e que precisou durar também em 2012 por conta do Estatuto do Torcedor, escrevi aqui.

Resumidamente era assim. As equipes se enfrentavam em dois turnos, com pontuações distintas. Se uma mesma equipe ganhasse os dois turnos, era campeão, subindo com a segunda melhor equipe na soma geral dos dois turnos. 

Caso duas equipes diferentes fossem campeãs de cada turno, aí teríamos cruzamento olímpico, com 1º x 4º e 2º x 3º para definir os finalistas.

Isso fez com que na última rodada do segundo turno em 2011 fosse mais negócio o Toledo torcer por um título do Londrina também no segundo turno, pois como o Toledo era segundo colocado no Geral, garantido, não precisaria enfrentar dois jogos de semifinal.

Mas no final, deu encrenca no TJD com o número de cartões amarelos do Foz FC, e Londrina e Toledo acabaram subindo mesmo (de onde não mais saíram da Primeira Divisão).

Que o mesmo possa acontecer com o Foz Futebol Clube, a partir do ano que vem.

1ª Rodada Divisão de Acesso 2013 (26/05)
Foz FC x Prudentópolis
Junior Team x PSTC
Colorado x Grêmio Maringá
Cincão x Roma Apucarana
Metropolitano x Francisco Beltrão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário