segunda-feira, 26 de julho de 2010

Seleção de cara nova


Mano Menezes na entrevista coletiva


A renovação na seleção brasileira, prometida pelo presidente da CBF Ricardo Teixeira e pelo novo treinador, Mano Menezes realmente ocorreu na primeira convocação, divulgada pelo gaúcho de Passo de Sobrado, na tarde desta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro.


Se na Copa do Mundo da África do Sul o time canarinho era o mais velho de todas as Copas, a nova lista de convocados para o amistoso do dia 10 de agosto, em Nova Jérsey, contra os Estados Unidos possui média de idade de 23 anos.


São sete jogadores com idade de disputar as Olimpíadas. O objetivo é claro. Preparar os atletas não só para a Copa de 2014, mas também para os Jogos de Londres, em 2012. Mano afirmou que será também o treinador da seleção olímpica. Como realmente tem que ser.


Os mais "velhos" do time de Menezes possuem 27 anos. São os goleiros Victor e Jefferson, além dos laterais Daniel Alves e André Santos. Pode ser que nem todos estejam na equipe daqui a quatro anos. Tudo vai depender da parte técnica. Se estiverem bem e respondendo à altura dentro da seleção, certamente Mano os chamará.


Na lista de convocados temos ainda nove estreantes. Novamente cito o nome de Jefferson, goleiro do Botafogo, assim como Renan, goleiro do Avaí e o mais novo, com 19 anos. Fazem parte dos debutantes Rafael, do Manchester United, David Luiz, do Benfica; Réver, recém contratado pelo Atlético-MG; Ederson do Lyon da França e dos "meninos" da Vila Belmiro: Neymar, André e Paulo Henrique Ganso, que foi chamado por Dunga na lista de suplentes da Copa, mas não jogou.


Dos que foram à África do Sul em junho, estão de volta Robinho, Ramires, Daniel Alves e Thiago Silva. E ainda poderia ter mais. O novo treinador deixou claro que não há rejeição contra ex-convocados. Alguns, com mais de 30 anos, será normal o afastamento devido à idade, mas poderão figurar em convocações futuras.


Assim como todo treinador, Mano também deve ter seus jogadores de confiança. Acredito que os dele na seleção brasileira sejam Jucilei, do Corinthians (até domingo, clube que Mano treinava). André Santos, que passou pelas mãos do treinador e hoje joga no futebol turco. Além de Lucas e Carlos Eduardo, que conhecem Mano muito bem, desde os tempos de Grêmio.


Os jornalistas presentes na entrevista coletiva puderam perceber um novo comportamento do ex-técnico do Corinthians em relação ao antigo treinador, Dunga. Mano Menezes respondeu a todas as perguntas sem levantar o tom de voz em momento algum. Manteve sempre a mesma serenidade e calma que fazem parte de sua cultura. Se continuar assim, terá muitos anos à frente do escrete verde-amarelo.


Enfim, a mudança já começou e os resultados poderão ser vistos nas próximas partidas. Não é segredo pra ninguém que o objetivo principal é a Copa 2014. Mas não será bom acumular algumas derrotas neste longo caminho que inclui pela frente Copa América na Argentina em 2011, Olimpíadas em Londres 2012 e Copa das Confederações no Brasil em 2013. Competência para se manter no cargo com boas vitórias, Mano Menezes já provou ter. Agora é só aguardar.

Lista de convocados (24 ao todo)

Goleiros
Victor (Grêmio)
Renan (Avaí)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Rafael (Manchester United-ING)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
André Santos (Fenerbahçe-TUR)

Zagueiros
Thiago Silva (Milan-ITA)
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing Santander-ESP)
Réver (Atlético-MG)

Meias
Sandro (Internacional)
Ederson (Lyon-FRA)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Hernanes (São Paulo)
Ramires (Benfica-POR)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (Liverpool-ING)
Jucilei (Corinthians)

Atacantes
André (Santos)
Robinho (Santos)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Foto: Vipcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário