quinta-feira, 20 de maio de 2010

Santos fez valer as peças individuais


Robinho comemora seu gol na Vila. Obra de arte.


Em um esporte que não costuma ser justo, a justiça prevaleceu. Prevaleceu porque é consenso de todos, que o Santos tem apresentado o melhor futebol do Brasil neste primeiro semestre. Mas também não se pode negar a bravura e garra, sempre demonstradas pelo Grêmio.


O resultado disso tudo, só poderia dar em dois grandes jogos na semifinal da Copa do Brasil. Tidas como uma final antecipada do torneio, as partidas de ida e volta tiveram ao todo 11 gols. Seis do Peixe e cinco do Tricolor gaúcho.


Jogando diante da torcida e precisando da vitória (perdera na ida por 4 a 3, no Olímpico), esperava-se um Santos ofensivo no começo de jogo. Aconteceu completamente o contrário. Quem dominou as ações na primeira metade de partida foi o Grêmio. Até porque, um gol dos visitantes obrigava os mandantes a fazerem pelo menos dois. Ao time de Silas, o empate bastava, mas estava claro que não foram para o litoral paulista para empatarem.


O Grêmio desperdiçou boas oportunidades, principalmente em escanteios. Os "Meninos da Vila", em alguns momentos, tiveram mais sorte do que juízo. Em contrapartida, o Santos era perigoso nos contra-ataques. Victor que o diga, após defender um chute frontal efetuado por Neymar em sequência de um lance reclamado pelos santistas pela não marcação de um pênalti em cima de Rodriguinho. A rede não balançou no primeiro tempo e o jogo foi para o intervalo com o placar zerado.


Este resultado dava a vaga à final ao Grêmio. Porém, o Santos voltou muito melhor no segundo tempo. Paulo Henrique Ganso, apagado na primeira etapa, resolveu aparecer. E foi logo dando um belo chute pro gol, com direito à curva da bola, enganando o goleiro Victor e fazendo um golaço na Vila Belmiro. Santos 1 a 0!


Foi então que o Grêmio começou a perder a cabeça e se perder em campo. Aproveitando-se disso, o time comandado por Dorival Junior ampliou. Após passe de André, Robinho, inteligentemente viu Victor adiantado e deu por cobertura. Outro golaço! Com 2 a 0 no placar a festa dos santistas foi ainda maior.


Rafael Marques ainda fez um para os gremistas, na falha do goleiro Felipe, que deixou escapar uma bola em cobrança de falta. Mas a reação parou por aí. No erro do escanteio batido por Douglas, Robinho encontrou Wesley. Este driblou Victor e, quase sem ângulo, empurrou para as redes gaúchas, fechando o score e garantindo o Peixe em sua primeira final de Copa do Brasil.


Antes do apito final ainda foram expulsos três jogadores. Dois do Grêmio e um do Santos. Jonas e Rafael Marques (segundo amarelo, consequentemente o vermelho), foram para o chuveiro mais cedo pelo lado gremista. Enquanto que Edu Dracena saiu do outro lado.


O adversário do Peixe na final será o Vitória, que despachou o Atlético-GO por 4 a 0 em Salvador, depois de ter perdido por 1 a 0 no Serra Dourada, em Goiânia. A decisão da Copa do Brasil acontece somente depois da Copa do Mundo, nos dias 28 de julho e 4 de agosto. O campeão garante vaga direta na Taça Libertadores da América de 2011. Ao Grêmio, resta pensar no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana, que este ano também dará vaga na Libertadores ao campeão.
Foto: GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário