quinta-feira, 27 de maio de 2010

Problemas políticos estão acabando com o futsal iguaçuense


Adolfo Ruiz, treinador paraguaio


Nem bem chegou o treinador paraguaio, Adolfo Ruiz Diaz, da Adeafi Olympic Games, e já foi mandado embora pela diretoria. Longe de ter sido um mau treinador, pelo contrário. Em quatro partidas, venceu uma e empatou as outras três. Porém, foi mandado embora pela Adeafi por motivos de dificuldades financeiras.


Ruiz Diaz, o "Mister" como é conhecido, tem um currículo invejável. O treinador de 52 anos já comandou a seleção do Paraguai em dois mundiais, além de ter treinado equipes da Europa, como o Napoli (Itália) e clubes espanhóis, onde atuava o Anderson Andrade, que foi quem o indicou para a Adeafi. Um profissional desse porte, obviamente não cobra pouco. Isso pesou nas finanças da Adeafi.


É verdade que o time iguaçuense, décimo colocado na Série Ouro do Campeonato Paranaense, não conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Foz do Iguaçu e possui poucos patrocinadores. Além disso, os poucos que têm, de acordo com dirigentes da Adeafi, foram procurados por pessoas ligadas ao Foz Futsal, outro clube da cidade, e estes disseram que não "valeria a pena investir na Adeafi".


Eu, como repórter do ClickFoz, telefonei para o secretário de Esportes, Márcio Ferreira, responsável, por assim dizer, pelo Foz Futsal. Ele negou as acusações. Acontece que, independente se esse episódio ocorreu ou não, a política está acabando, aos poucos, com um dos esportes mais populares de Foz do Iguaçu: o futsal.


Foi um erro terem levantado o Foz Futsal, uma vez que já existia a Adeafi. Que tivessem mantido o Foz Futsal no passado, e não o deixassem falir. Agora querem tirar a Adeafi da jogada, em um golpe político. Adeafi esta que também não é bem santa como pensam. Afinal, no início tentava colocar na cabeça do torcedor ser o Foz Futsal, das glórias, do tricampeonato paranaense, quando não era. Sempre foi uma equipe diferente, criada em 2005, 2006, sei lá, mas que aos poucos, vem escrevendo seu nome na história do futsal paranaense.


Até quando isso irá durar? Sinceramente não sei. É preciso, ao final do ano, parar e se pensar até que ponto é vantajoso essa questão de dois times em Foz. Não consigo ver vantagem nisso, mas agora estamos no meio da temporada, e voltar atrás não adianta mais. Errei no passado, quando pensei que poderia dar certo. Agora, mordo minha língua.


Para o jogo de sábado (29), em Maringá, contra o Ciagym, a Adeafi será comandada interinamente pelo preparador-físico Sérgio Narvaez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário