quinta-feira, 13 de maio de 2010

Grêmio e Santos: um dos melhores jogos!


Borges dá piruetas para comemorar gols



Todo apreciador do bom futebol certamente ficou com brilho nos olhos ao assistir a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil entre Grêmio e Santos no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Teve tudo que o esporte mais popular do mundo deve ter: gols, dribles, lances bonitos, defesas, torcida, emoção. Enfim, um jogaço.


A equipe gaúcha, verdade seja dita, iniciou o duelo contra o Peixe bastante perdida em campo. Logo aos 15 minutos do primeiro tempo, tomou o primeiro gol de André, após cobrança de escanteio em que o goleiro Victor, dispensado pelo técnico Dunga para ir à Copa do Mundo, saiu mal.


Cinco minutos depois, contra-ataque mortal dos "Meninos da Vila" e André, dando um toque sutil, tirando do goleiro gremista, ampliou o marcador na capital gaúcha. A essa altura o estádio, completamente lotado pela torcida do Tricolor, começava a silenciar. A cada contra-ataque proporcionado ao Santos, a defesa gremista se complicava.


Começou a aparecer então o espetáculo à parte do garoto Paulo Henrique Ganso, outro que não foi chamado pelo treinador da seleção brasileira, mas que está na lista dos suplentes. Em um lance em especial, Ganso, sem ter o que fazer, deu um simples toque por cobertura, enganando Victor, mas por azar do meia, a bola bateu no travessão. Coisa de gênio que às vezes erra.


Para complicar ainda mais a vida do Grêmio, Jonas desperdiçou um pênalti, defendido por outra muralha, Felipe. Aí foi o festival de defesas do arqueiro santista. Defendia à queima-roupa, com uma mão, com os pés, de tudo quanto era jeito. Torcedores acabaram com as unhas antes do intervalo.


Bendito intervalo! Fez bem ao Grêmio. Silas, mesmo sendo derrotado por dois gols em casa (algo que na Copa do Brasil é fatal), resolveu não mexer no time. Escolha certa. Seu time se arrumou em campo, foi pra cima e nisso vieram os gols de Borges. Foram dois, sendo um de cabeça. Ainda viria mais um, mas logo falaremos dele.


O gol da virada, marcado por Jonas, foi uma pintura, obra de arte. De fora da área mandou na gaveta, no ângulo esquerdo de Felipe. Como dizem: "lá onde a coruja dorme". 3 x 2 Grêmio. Faltava mais um do Borges, não é? Não falta mais. Ao receber passe em posição duvidosa, em que a zaga santista ficou estatelada, o atacante artilheiro aproveitou e marcou o quarto para seu time.


Nesse meio tempo, um fato curioso. O técnico do Santos, Dorival Junior, colocou e tirou um mesmo jogador em menos de dez minutos. Rodrigo Mancha, errou no lance dos dois primeiros gols gremistas, saiu, ficou irritado, depois se conteve.


Conteve-se porque o belo gol marcado por Robinho no final, após um passe de Ganso mais belo ainda, amenizou a situação para o time paulista. Mesmo sendo derrotado por 4 a 3, pode vencer pelo placar mínimo na Vila Belmiro no dia 19, que estará classificado à final. Empate e derrota a partir do 5 a 4 dá Grêmio. Caso termine 4 a 3 ao Santos, a vaga será decidida nos pênaltis.


Ah, e vale lembrar que o garoto Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, não atuou pelo Santos. Retorna no jogo de volta.


Nada está definido. Isso é certeza, isso é futebol.
Foto: Agência Estado

Um comentário:

  1. Já gostava de futebol, mas cada vez que leio seu blog me encanto um pouco mais, de verdade. Texto gostoso de ler! Escrever sobre o que gostamos revela nosso lado mais inspirado #fato:D

    ResponderExcluir