segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jenson Button vence e é o novo líder da F-1


Button conquista a segunda vitória no ano


Acabou a farra na F-1 de cada corrida ser vencida por um piloto diferente. Isso, infelizmente, durou apenas três corridas. Na quarta etapa da temporada 2010, o GP da China, a vitória ficou com o inglês Jenson Button, da McLaren. Ele já havia vencido na Austrália, a segunda etapa do mundial.


E só venceu por ter sido ousado no começo da prova. Quando a chuva começou a cair, foi um dos quatro a permanecer na pista, com pneus slicks. Os outros três foram Nico Rosberg (Mercedes), Robert Kubica (Renault) e Petrov (Renault). Ultrapassou Rosberg no momento certo, para assumir a liderança da prova em Xangai. De lá, não mais saiu até a linha de chegada.


Na largada, os carros da Red Bull foram superados pela Ferrari de Fernando Alonso, saindo em terceiro. Mas tinha uma explicação para a ótima largada do espanhol. Saiu antes do apagar das luzes. Em outras palavras, queimou. Precisou pagar um drive-trough, e passou pelos boxes.


Correndo de forma agressiva, Lewis Hamilton deu show e fez várias ultrapassagens. Passou até pelo experiente piloto, o heptacampeão Michael Schumacher. Isso garantiu a dobradinha da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg foi o terceiro, e mesmo tendo pago uma punição, Alonso conseguiu o quarto lugar.


Lá atrás, o então líder do campeonato, Felipe Massa, tentava fazer uma corrida de recuperação. Mas estava difícil, pois por duas vezes, teve que esperar o companheiro, Alonso, fazer a troca de pneus, o que lhe causou muita demora. Sem dizer que na segunda vez que aconteceu, não precisava ter acontecido. Só ocorreu porque Alonso ultrapassou o brasileiro na entrada dos boxes, jogando Massa na grama. No discurso dos dois após a corrida, foi uma atitude normal de corrida, mas creio que criará um clima ruim na equipe nas próximas etapas.


O Mundial tem um novo líder. É Jenson Button, com 60 pontos. Nico Rosberg é o segundo com 50. Depois vem Fernando Alonso e Lewis Hamilton, com 49; Sebastian Vettel com 45. Massa caiu para a sexta posição, com 41 pontos. Lembrando que cada vitória agora valem 25 pontos. E tem muita corrida pela frente. A próxima, será o GP da Espanha, no dia 09 de maio, abrindo a temporada europeia da Fórmula 1.
Foto: Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário