sábado, 5 de dezembro de 2009

Grupos formados, a Copa 2010 começará pra valer




Foram sorteados ontem, na Cidade do Cabo, na África do Sul, os grupos para a Copa do Mundo de 2010. 32 seleções divididas em oito chaves, com quatro equipes cada. Alguns grupos são equilibrados, difíceis, outros nem tanto. Vamos analisar então, cada uma das chaves:


Grupo A (África do Sul, México, Uruguai e França) - O adversário que todos temiam pelo fato de não ser cabeça de chave, caiu no grupo do país-sede. Trata-se da França. A África do Sul, comandada pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira, deverá passar por dificuldades logo na estreia, contra o México. Quem vencer esta partida de abertura do torneio mundial, entra na briga por uma vaga, que antes da bola rolar, parece ser certa de uruguaios e franceses. Mas o futebol tem surpresas, e numa dessas, muita gente poderá se surpreender.


Grupo B (Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia) - Os argentinos caíram em um grupo muito parecido com o que disputaram em 1994, na Copa dos EUA. Na ocasião, apenas a Coreia do Sul não fazia parte; ao invés disso, a Bulgária estava lá. Assim como em 2002, a Argentina estreia contra a Nigéria. Por último, enfrentam os gregos, campeões europeus em 2004. Acredito que uma das vagas às oitavas, já é da Argentina. Nigéria e Grécia brigarão pela outra, enquanto os sul-coreanos correm por fora.


Grupo C (Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia) - Uma rivalidade, iniciada na Copa de 1950, disputada no Brasil, voltará acontecer em 2010. Inglaterra e EUA, um confronto histórico dentro e fora de campo. Serão, justamente, os dois países que deverão se classificar nessa chave. Argélia e Eslovênia? Terão que suar muito a camisa se quiserem continuar no torneio.


Grupo D (Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana) - Ao contrário de 2006, o país africano Gana, poderá cair mais cedo na Copa. Em um grupo que tem a franca favorita Alemanha, e o futebol em ascenção da Austrália, será difícil os ganenses conquistarem uma vaga. Terão que jogar tudo o que sabem e o que não sabem contra Austrália e Sérvia. E aí, o que vier contra a Alemanha será lucro.


Grupo E (Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões) - É, sem dúvidas, a chave mais equilibrada da Copa. Não dá para prever quem se classificará. Espera-se muito da Holanda, por tudo que mostrou nas eliminatórias, sendo o primeiro país classificado entre todos os continentes. Agora os outros três, será osso duro de roer.


Grupo F (Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia) - Se por um lado para o Paraguai cair em um grupo junto com a Itália foi difícil de aceitar, por outro, os outros adversários - Nova Zelândia e Eslováquia, não parecem ser tão complicados para os paraguaios baterem. Já tenho meus dois candidatos à vaga: Itália e Paraguai.


Grupo G (Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal) - Apesar da Coreia do Norte ser um país/seleção pouco conhecido(a), não deverá mostrar grandes dificuldades aos brasileiros. A Costa do Marfim é considerada a melhor seleção africana. E Portugal, não tem mais o comando de Felipão, mas continua com Cristiano Ronaldo e os demais bons jogadores portugueses. Uma vitória na estreia e depois contra os marfinenses, encaminha a classificação. Depois, na minha opinião, briga pela liderança do grupo contra Portugal.


Grupo H (Espanha, Suíça, Honduras e Chile) - Em um grupo onde a língua espanhola predomina, a Espanha é favorita absoluta para vencer as três partidas. A segunda vaga ficará entre suíços, que foram eliminados em 2006 sem sofrerem gols, e Chile. Honduras não deverá causar grandes dificuldades.


Portanto, é isso. Os grupos estão formados e os duelos já marcados. Dia 11 de junho a bola começa a rolar no continente africano e saberemos, enfim, qual seleção será, de fato, a melhor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário