segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Festa e briga: os extremos do Brasileirão 2009

Quem pensava que o Grêmio faria corpo mole diante do Flamengo, apenas para prejudicar o maior rival Internacional, enganou-se. O que se viu no estádio do Maracanã na tarde deste domingo, foi um tricolor gaúcho bastante aguerrido, apesar de estar atuando com mais da metade do time formado por reservas.


O Flamengo soube conter a ansiedade e mesmo saindo atrás no placar, conseguiu se impor e virou com os zagueiros David e Ronaldo Angelim. Ele, que por pouco encerrou a carreira no começo do ano, devido à uma grave lesão, como uma fênix retornou das cinzas e se tornou o herói rubro-negro na vitória por 2 a 1.


Em Porto Alegre, o Inter fazia sua parte e vencia o Santo André por 4 a 1. Mas com a vitória flamenguista, de nada adiantou. O Flamengo terminou o campeonato em primeiro, com 67 pontos, dois a mais que o Inter e São Paulo, terceiro colocado.


O Palmeiras perdeu por 2 a 1 para o ameaçado Botafogo e, com a vitória do Cruzeiro pelo mesmo placar sobre o Santos, o Porco ficou de fora do G-4 e não disputará a Libertadores em 2010. A Raposa, vice-campeã em 2009, volta ao torneio continental.


Em Curitiba, cenas lamentáveis de violência após o empate em 1 a 1 entre Coritiba e Fluminense. Como o Botafogo venceu seu jogo, o empate rebaixou a equipe paranaense. Torcedores inconformados com o rebaixamento, invadiram o campo e agrediram o trio de arbitragem. A Polícia Militar tentou impedir, e também foi alvo de ataques.


Objetos como o banco de reservas, além de paus e ferros, foram usados como armas pelos vândalos. O saldo da confusão foi 17 feridos, sendo três policiais e 14 torcedores. Mesmo desmaiado em campo, um policial seguiu sendo agredido, enquanto seus colegas tentavam protegê-lo.


Uma séria punição deverá ser dada ao Coritiba pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ela poderá ser perda de mando de campo, ou até suspensão de um ano de competições oficiais organizadas pela CBF. É o preço que o clube deverá pagar pela atitude irresponsável de algumas pessoas que se dizem torcedores. Torcedor que é torcedor, lamenta a queda do time com choro, muito choro. Não quebrando tudo o que vê pela frente. Mesmo esta sendo a segunda queda, em quatro anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário