segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Simon afastado pela CBF do Brasileirão 2009

Carlos Eugênio Simon foi afastado nesta segunda-feira pela CBF e não apita mais jogos do Brasileirão 2009. O motivo, segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol foi "repetição de erros cometidos durante a competição". O estopim do barril de pólvora se deu na partida em que o Fluminense venceu o Palmeiras no Maracanã por 1 a 0, gol marcado por Fred.

Na ocasião, Simon erroneamente anulou um gol marcado por Obina, atacante palmeirense, ainda no primeiro tempo. O árbitro interpretou que houve falta cometida pelo atacante emprestado junto ao Flamengo. A decisão prejudicou e muito o time alviverde, pois um simples empate devolveria a liderança à equipe comandada por Muricy Ramalho. Com a derrota, está um ponto atrás do São Paulo, líder com 59 pontos. Em terceiro aparece o Flamengo, com 57, ultrapassando o Atlético-MG, que ficou nos 56 após ser derrotado pelo time rubronegro por 3 a 1 em pleno Mineirão.

Esse não foi o primeiro erro do árbitro gaúcho em 2009, tampouco será o último da carreira. Na final do Campeonato Cearense deste ano, curiosamente marcou um pênalti inexistente em um atleta do Ceará que havia tropeçado nos próprios pés. Mesmo assim, o Fortaleza conseguiu garantir o caneco. Em uma das partidas da Copa do Brasil, deixou de expulsar o atacante Fred, do Fluminense, em uma entrada criminosa em cima do zagueiro William, do Corinthians.

Erros de arbitragem sempre irão ocorrer, isso não tem como impedir. O que pode acontecer, é tentar diminuí-los. Punindo o árbitro que representou o Brasil nas duas últimas Copas do Mundo em 2002 e 2006, a CBF estará tentando usar de exemplo a outros juízes. Resta saber agora se depois dessa, Carlos Eugênio Simon - que, desculpe o trocadilho, mas de gênio não tem nada - continuará a ser o favorito para ir à Copa do Mundo de 2010. Caso for, seleções de várias partes do mundo ficarão no mínimo ressabiadas de terem o brasileiro apitando seus jogos. Um medo que poderia ser evitado...

Abaixo, o vídeo do lance polêmico da partida entre Fluminense x Palmeiras, na narração de Cléber Machado, da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário