quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LDU com uma mão e nove dedos na taça da Sul-Americana


Méndez "comeu" a bola e foi o grande nome da partida


O Fluminense não esperava fazer o gol em menos de 30 segundos. Nem a LDU esperava tomá-lo. Talvez por isso o time equatoriano nem sentiu o tento adversário. Logo passou a tomar conta do jogo e apoiado pela torcida, o empate era questão de tempo.


Regra número 1 quando se vai jogar na altitude: não corra atrás da bola, mas sim, faça-a rolar. Não foi isso que os comandados do técnico Cuca fizeram. Errando muitos passes, os jogadores tricolores deram condições aos equatorianos gostarem da partida. Os gandulas também ajudavam. Rapidamente colocavam a bola em jogo nas cobranças de falta da Liga Deportiva Universitaria (LDU). Não cabe aos comentaristas brasileiros reclamarem, pois no jogo Botafogo 3 x 2 São Paulo no Engenhão pelo Campeonato Brasileiro, a atitude dos gandulas cariocas foi a mesma.


Méndez foi o grande nome do primeiro jogo da decisão. Marcou os três primeiros da goleada por 5 a 1. Na partida de volta da semifinal, contra o River Plate do Uruguai, foi 7 a 0. 12 gols em dois jogos na Sul-Americana não é pouca coisa. Mesmo para quem joga em casa e está acostumado com a altidude de 2.500 metros. Mais do que uma derrota, o Fluminense viu cair uma série de 13 jogos invictos, contando com partidas do Brasileirão. Eram oito vitórias seguidas até a noite de ontem. Jogador não costuma jogar a toalha facilmente. A missão é difícil, mas não impossível, porém os pés no chão são necessários. Fazer quatro gols para tentar levar à prorrogação e, quem sabe, aos pênaltis será uma árdua tarefa. O time da LDU é muito bom, melhor do que aquele campeão da Libertadores em 2008. Talvez até melhor que o Fluminense. O Clube das Laranjeiras deverá agora se preocupar apenas em fugir do rebaixamento no Brasileirão. Depende apenas de si para isso. Se vencer o Vitória no Maracanã no domingo, às 17h, escapará, pois Atlético-PR e Botafogo se enfrentam na Arena. Qualquer que seja o resultado, beneficiará o time de Cuca, em caso de vitória.


A decisão do segundo torneio de maior importância no continente ainda não terminou. No entanto, ao que parece, o Fluminense conseguirá a façanha de perder o título de duas competições diferentes para o mesmo adversário em um espaço de pouco mais de um ano. Não lembro de ter visto algo parecido em 20 anos que acompanho futebol. Tá bom, um pouco menos, afinal, não vejo futebol desde que nasci, mas desde os 10, 11 ou 12 anos, com certeza. E o fato é inédito para mim.
Foto: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário