sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Rio próximo de receber as Olimpíadas de 2016?

O COI (Comitê Olímpico Internacional) irá divulgar no próximo dia 2 de outubro, a cidade sede das Olimpíadas de 2016. E pela primeira vez na história, ela poderá ser realizada no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.


Recentemente, uma pesquisa realizada por um dos sites de avaliação mais respeitados mundo - "Game Bids" -, apontou a liderança da "Cidade Maravilhosa", com 61.61 pontos, ultrapassando Tóquio, que caiu para terceiro, com 59.20.


Os pontos favoráveis ao Rio foram o apoio popular, orçamento garantido pelo poder público, o fascínio de a América do Sul receber os Jogos pela primeira vez, e o carisma do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.


Chicago aparece em segundo lugar, com 60.01. Se serve de otimismo, Londres, quando foi escolhida sede dos próximos Jogos, em 2012, possuía 65.07, e a sede dos Jogos de Inverno de 2014, Sochi tinha 63.17.


É raro um país que recebe Copa do Mundo, dois anos depois sediar Jogos Olímpicos, mas acontece. Foi assim em 1994 nos EUA, onde o Brasil ganhou o tetracampeonato mundial de futebol, e dois anos depois, em 1996, Atlanta recebeu os Jogos Olimpicos. Em 1982, Espanha foi o país sede da Copa do Mundo, vencida pela Itália, e dez anos depois, Barcelona recebeu as Olimpíadas de Verão.

Pesa a favor do Rio, a maioria das estruturas estarem prontas, devido ao Pan-Americano de 2007 e o legado que será deixado pela Copa de 2014, a ser realizada em terras tupiniquins, no entanto, é evidente que obras deverão ser feitas. A única coisa que me preocupa, é o orçamento desses Jogos, que como sabemos, no Brasil sempre ultrapassa o estipulado. Será necessária uma rigorosa fiscalização, mas ainda não estou seguro quanto a realização das Olimpíadas por aqui. E mesmo se forem confirmadas, não sei se ficaria contente, sabendo que há muito mais necessidades a se tratar em nosso país...

Nenhum comentário:

Postar um comentário