terça-feira, 22 de setembro de 2009

Brasileirão pra lá de embolado

Se a 24ª rodada foi sãopaulina, podemos dizer que a 25ª foi palmeirense. Ou melhor, ainda está sendo. Ela termina na quarta-feira, no duelo entre Cruzeiro e Palmeiras, no Mineirão. Depende apenas do Verdão aumentar a distância para o segundo colocado, o São Paulo com 44 pontos e uma vitória a menos.


A edição 2009 do Campeonato Brasileiro de pontos corridos é uma das mais equilibradas desde que o formato fora implantado no país, há seis anos. A diferença do líder para o 12° colocado é de oito pontos. Levando em consideração que ainda restam 13 rodadas para terminar o torneio, 39 pontos ainda estão em jogo e muita água ainda irá passar por debaixo da ponte.


Se nos últimos anos vimos a disputa pelo título ficar restrita a dois ou três times, desta vez tudo indica que chegaremos às fases decisivas com quatro ou cinco times com chances de serem campeões.


Mais do que rodada palmeirense, a rodada tem sido verde. Após a goleada do Goiás por 4 a 1 sobre o Corinthians em pleno Pacaembu, o Esmeraldino de Goiânia voltou ao G-4 e está dois pontos da liderança. O Corinthians ainda não pode ser considerado carta fora do baralho, mas ao que parece, está pensando mais no planejamento para a Libertadores 2010 do que o campeonato nacional propriamente dito.


Aos poucos o Grêmio vai chegando e mostrando que poderá incomodar lá na frente. Depois da primeira vitória fora de casa sobre o Náutico por 2 a 0, não teve dó do lanterna e seríssimo candidato ao rebaixamento Fluminense, e aplicou uma goleada de 5 a 1 no estádio Olímpico, onde não perde há mais de um ano. Hoje ocupa a sexta posição com 39 pontos.


Seu arquirrival, o Internacional, somou a segunda derrota seguida ao perder para o Vitória por 2 a 0 na Bahia. A situação começa a preocupar o elenco colorado, mas o time do Beira-Rio vem dando sorte com o tropeço dos adversários, porém nem sempre será assim.


Na próxima rodada (26ª) teremos confrontos cruciais pra definir alguns rumos no Campeonato. São Paulo x Corinthians, Goiás x Grêmio e Internacional x Flamengo são alguns deles pra você ter ideia. Os vencedores desses duelos saberão o destino que tomarão no torneio (ou não). Se vão brigar pelo título, vaga na Libertadores, Sul-Americana, enfim, conforme os dias vão passando, a certeza de fortes emoções na reta final, vai só aumentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário