domingo, 6 de setembro de 2009

Brasil classificado, agora começa o vestibular da Copa

Os números não mentem. Talvez este seja o melhor momento da seleção brasileira de futebol, desde que conquistara a Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Desde que assumiu o comando do time mais vitorioso do futebol mundial, em 2006, o técnico Dunga já conquistou 33 vitórias, dez empates e apenas quatro derrotas. Nesses três anos de trabalho, foram dois títulos: a Copa América em 2007 e a Copa das Confederações neste ano de 2009. Além de voltar a liderar o Ranking da Fifa.


São 15 meses de invencibilidade. Nem mesmo a Argentina, que não perdia em seus domínios há 41 jogos, desde 1996, foi capaz de conter o Brasil. Vitória por 3 a 1, que para quem não viu a partida, pensaria que foi fácil. Mas foi o mais puro talento dos jogadores brasileiros que fizeram a diferença.


Os gols foram marcados por Luis Fabiano (duas vezes) e Luisão. O Fabuloso, como é conhecido o atacante do Sevilha da Espanha, passou a ser o artilheiro das Eliminatórias, com nove gols. É o artilheiro de Dunga, com 19 e considerado nome certo na lista dos jogadores que irão à próxima Copa do Mundo, a ser disputada na África do Sul. O gol argentino foi marcado por Dátalo, num belo chute de fora da área.


O Brasil contou com a ajuda da Colômbia para garantir a classificação ao Mundial de 2010. Isso porque, mais cedo, os colombianos venceram os equatorianos por 2 a 0 e chegaram aos 20 pontos, empatando com o Equador. Como o Brasil lidera com 30 pontos e restam apenas nove em disputa, a seleção brasileira não corre mais o risco de ficar de fora do G-4 que garante vaga direta ao torneio mais importante do mundo no futebol.


A Argentina, comandada pelo eterno ídolo Maradona, vive um mau momento. É apenas a quarta colocada, com 22 pontos e encara na próxima rodada o Paraguai, em Assunção. O Brasil receberá o Chile, em Salvador, onde agora será só festa nas próximas três partidas que restam. Uma boa forma de Dunga ir testando os prováveis convocados à Copa no ano que vem. O vestibular da seleção, já começou faz tempo, é verdade. Mas agora é que começam os exames finais.

Um comentário:

  1. Dunga foi, por muito tempo, o bode expiatório da imprensa, que precisa de um vilão pra sobreviver. O tempo passou e a mídia, principalmente a Globo, teve que torcer o nariz para o que você, Bruno, trouxe aqui: os números.

    A seleção já está aqui na minha cidade (não poderei assistir ao jogo, infelizmente...), foram recebidos com festa. Eles já estão classificados -- e isto é um perigo, porque podem acabar amolecendo o jogo, jogando com acomodação, e deixar o Chile tomar conta. Nós já vimos este comportamento acontecer com a seleção. Mas esperemos que eles não decepcionem os baianos!

    Fica aum aprendizado: argentinos gostam de chocolate. ;)

    ResponderExcluir