quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Copa América de Basquete reserva quatro vagas ao Mundial

Thiago Splitter é um dos destaques da seleção brasileira
A seleção masculina de basquete inicia nesta quarta-feira (26) a caminhada rumo a uma das quatro vagas ao Mundial, que acontecerá na Turquia em 2010. O time brasileiro disputará a Copa América em Porto Rico, e o adversário da estreia será a República Dominicana. A partida acontece às 17h, horário de Brasília.

A preparação da equipe comandada pelo espanhol Moncho Monsalve foi considerada boa. O Brasil venceu os cinco amistosos que disputou, mas o discurso entre os jogadores é totalmente diferente. O time não quer saber de oba-oba e pede aos torcedores não criarem muita expectativa de show em quadra. Nem por isso, deixará de mostrar dedicação e vontade nos jogos.

A República Dominicana possui três jogadores que atuam na NBA. São eles: Villanueva (Detroit Pistons), Al Horford (Atlanta Hawks) e Francisco Garcia (Sacramento Kings). Pelo Brasil, haverá a presença de Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Leandrinho (Phoenix Suns).

A capital San Juan receberá os jogos. O local foi escolhido de improviso, após a desistência do México em sediar o evento. Daí o motivo de problemas com hotéis, segurança, e uma clara falta de estrutura para sediar a competição.

O jogo de abertura será entre Ilhas Virgens x Uruguai, às 14h30. Às 17h30 tem Venezuela x Argentina e a rodada do dia se encerra com México x Porto Rico. O Brasil está no grupo B, ao lado de República Dominicana. Venezuela, Argentina e Panamá. No grupo A estão Ilhas Virgens, Uruguai, Porto Rico, México e Canadá.

Na primeira fase, todos jogam entre si, dentro de seus grupos, avançando os quatro primeiros para a fase seguinte. Na próxima etapa, os quatro classificados jogam contra os adversários da chave oposta. Os quatro primeiros colocados do torneio garantem vaga ao Mundial de Basquete, que é realizado a cada quatro anos.
Foto: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário